SEO – 5 Dicas de SEO Para Posicionar Seu Site

Helio Aragão      sábado, 16 de fevereiro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos
Ferramentas de SEO

 

Muito se tem falado sobre a importância de fazer SEO para o site ser encontrado pelos mecanismos de busca.

Neste artigo vamos falar um pouco sobre SEO e dar pequenas dicas que vão lhe ajudar a posicionar seu site utilizando essas técnicas.

Todos nós sabemos que o Google é o maior mecanismo de busca do mundo, sendo o principal caminho para uma pessoa que está buscando algo na internet.

Por conta das buscas que as pessoas fazem diariamente, ele acaba sendo um grande aliado nos negócios, pois gera tráfego para sites que estejam relacionados àquela busca, e esse volume de visitantes podem vir a se transformar em clientes.

Contudo, para que determinado site seja encontrado, é necessário que o mesmo esteja bem posicionado para os buscadores.

Então, para conseguir isso, você precisa seguir algumas dicas de SEO que apresentamos mais adiante e que vão ajudar a posicionar seu site e gerar vendas.

Mas o que é SEO?

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization (Otimização para os Motores de Busca), e é um conjunto de técnicas e estratégias que ajudam melhorar o posicionamento dos sites nos principais mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing.

As técnicas de SEO são aplicadas tanto na parte interna (SEO Onpage), quanto externa (SEO Ofpage) do site, envolvendo vários fatores, como palavras-chaves, o conteúdo, a velocidade de carregamento das páginas e links de sites relevantes apontando para o seu site para melhorar o ranqueamento do mesmo, etc.

Como o SEO pode ajudar aumentar as vendas?

Atualmente o Google é fundamental para pessoas encontrarem aquilo que estão buscando, e as empresas estão tirando proveito disso, otimizando seus sites para aparecer nas buscas que são feitas pelos usuários.

Isso permite que o site consiga mais visibilidade para a empresa e dessa forma, a pessoa que estava procurando por determinado produto ou serviço, encontre o que procurava ao visitar o site, podendo tornar-se um novo cliente da empresa.

Percebeu como os mecanismos de buscas são importantes para o seu negócio? Por isso, é importante aprender a fazer essa otimização para ser encontrado pelos motores de busca.

Veja agora algumas dicas de SEO que vão lhe ajudar a posicionar seu site nas páginas do Google.

5 Dicas de SEO Para Posicionar e Gerar Vendas Com Seu Site

Para gerar vendas através do seu site você precisa se apresentar como autoridade no nicho em que atua, com conhecimento suficiente para mostrar que entende de determinado assunto e dessa forma poder ajudar o usuário.

Então vamos às dicas que vão servir de roteiro para ajudar o posicionamento de seu site:

1- Criar Conteúdo Relevante

Quando o usuário faz uma pesquisa tanto o Google, quanto nos demais buscadores, os resultados são apresentados conforme a relevância do conteúdo, a qualidade da informação, ou seja, este é um dos fatores de ranqueamento de um site.

Portanto, crie conteúdo para o seu site com informações completas e que sejam úteis para o usuário, pois além de agradar aos buscadores, você gera confiança para o usuário, como aumenta sua reputação como autoridade no assunto tratado no site.

Quando for publicar textos sobres o seu produto ou serviço,evite falar apenas das suas características e qualidades, mostre também para o público quais são os seus benefícios.

Além disso, é importante manter seu site sempre atualizado, com novos conteúdos e informações úteis para que o usuário sempre retorne ao seu site.

2- Escolha as Palavras-Chave Mais Adequadas

Um das melhores dicas de SEO para gerar vendas com seu site é encontrar as melhores palavras-chave para posicionar sua página. Essas palavras vão se destacar quando a pessoa realizar alguma pesquisa nos motores de busca.

Uma técnica que pode ajudar bastante é utilizar palavras-chave específicas para facilitar a localização do site pelos buscadores.

Quanto mais específica a palavra-chave, melhor para ranquear nos buscadores. De preferência use palavras-chave de cauda longa.

Para descobrir essas palavras você pode usar as ferramentas, como: Ubersuggest, Keyword Tool e o Keyword Planner do Google.

Essas ferramentas apresentam várias informações que são essenciais para o posicionamento do site, como por exemplo:

  • Quantidade de buscas mensais;
  • Palavras/termos relacionados;
  • Níveis de dificuldade de posicionamento; Etc.

3- Faça Otimização do Título e Descrição da Página

Todos os sites que estão na primeira página estão com o título e a descrição do post bem otimizado. Esses dois elementos devem estar em perfeita harmonia para conseguir chamar a atenção dos buscadores e atrair os visitantes.

4- Proporcione Uma Boa Experiência Ao Usuário

Além das palavras-chaves, que são importantes em uma estratégia de SEO, é fundamental também que você proporcione uma boa experiência ao visitante da sua página.

O conteúdo precisa ter relevância para que o Google e outros buscadores, possam oferecer para os usuários informações de qualidade, úteis e benéficas.

Portanto, é fundamental que o seu site tenha um código-fonte leve e imagens que não demorem para carregar.

Além disso, é importante um layout bonito e responsivo para se adaptar a todos os tamanhos de telas e dispositivos.

5- Consiga Backlinks de Sites de Autoridade

Conseguir sites que apontem para o seu é importante para melhorar o ranking nos buscadores, porém é necessário que sejam sites de autoridade, de preferência do mesmo nicho que o seu, mas que não seja concorrente.

Os backlinks funcionam como um voto de confiança que um site de relevância transmite ao seu, atestando a qualidade de seu site. Quando mais sites linkando para o seu, melhor para o seu posicionamento nos motores de busca.

Essa não é tarefa fácil, porém com um pouco de persistência e conversando com o dono do site, às vezes você consegue bons backlinks.

Conclusão

Se você aplicar corretamente essas dicas e estratégias de SEO, certamente vai conseguir posicionar seu site nas primeiras páginas do Google.

Contudo, utilizar as estratégias de SEO para posicionamento pode levar algum tempo para deixar seu site bem ranqueado, pois os buscadores utilizam mais de 200 fatores para destacar e ranquear sites.

Portanto, você precisa manter o foco nas estratégias de SEO e de marketing digital para não ser ultrapassado pelo os concorrentes, sempre fazendo backlinks e atualizando constantemente seu site/blog.


 

Comentários

Marketing
Seo
Empreendedorismo
Negócios

Sobre o Autor

 

 

Olá meu nome é Hélio Aragão, sou tecnólogo em Processos Gerenciais e um grande entusiasta do empreendedorismo e do marketing digital como forma de engrandecimento coletivo e pessoal, onde trabalho há algum tempo como afiliado em várias plataformas de produtos digitais.

Sou criador deste blog marketinenegocios.com, e de outros blogs onde divulgo alguns produtos digitais, sempre buscando trazer informações de qualidade e úteis para os usuários como forma de proporcionar uma melhor qualidade de vida para os mesmos.